A parede é um dos elementos que mais impactam o visual de uma casa ou apartamento. Sendo assim, é comum que antes de mudar para o imóvel adquirido com a imobiliária, as pessoas decidam realizar algumas alterações na propriedade, a fim de torná-la mais personalizada e estilosa. Nesse sentido, uma técnica que vem ganhando cada vez mais destaque é a Parede Ombré ou Ombré Wall.
Aqui, o pintor usa duas ou mais cores para criar um efeito gradiente na parede, criando um visual bastante suave. Justamente por isso, é a técnica ideal para usar em cômodos que pedem maior tranquilidade e sensação de relaxamento, como salas e quartos.
Contudo, por mais que seja uma estratégia de pintura diferenciada e a queridinha do momento, não é todo mundo que sabe de fato como fazer. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para explicar tudo sobre a Parede Ombré. Vamos lá?
O que é a parede ombré?
Como falamos, o efeito ombré é uma técnica que utiliza duas ou mais cores para criar um efeito degradê. Em resumo, a base é com um tom mais escuro, que vai clareando até chegar ao segundo tom. Lembrando que o efeito pode ser monocromático ou com mais cores.
Na maior parte dos casos, a pintura é feita no sentido horizontal, mas também pode ter outras formas, como vertical e diagonal. Além disso, o efeito possui duas principais variações: o gradiente de uma cor para o branco ou de uma cor para seus tons mais claros.
Parede ombré e degradê são a mesma coisa?
Por mais que se pareça com a técnica degradê, a parede ombré é bem diferente. Isso porque, no efeito gradiente é possível saber onde começa e onde termina o uso de cada cor. Já no ombré, a transição é quase imperceptível. Sendo assim, o segundo efeito promove um efeito considerado mais natural, como se fosse um sombreado.
Não existe técnica melhor do que a outra, mas sim a que mais se encaixa na proposta do ambiente.
Como fazer uma parede ombré?
Para fazer a parede ombré em casa é muito simples. Existem vários tutoriais disponíveis na internet, assim como profissionais especializados nessa técnica. Sendo assim, para que você conheça um pouco melhor o processo, separamos algumas dicas abaixo de como fazer a parede ombré:
O primeiro passo é limpar a superfície da parede para remover todo pó e sujeira do local. Se houver necessidade, também é necessário corrigir fissuras e buracos com massa corrida, lixando levemente e retirando a poeira. Além disso, retire todos os móveis da sala para evitar respingos.
Comece pintando a parede inteira com a tonalidade mais clara e espere secar por 4 horas, lembrando que a tinta precisa ser de qualidade e com boa cobertura para para permitir a mistura com os outros tons.
Meça três seções iguais na parede e faça uma leve marcação com lápis, sendo que a parte superior será a mais clara, a mais escura na parte inferior e a intermediária no centro.
Agora, pinte a seção do meio com a segunda cor mais clara. Lembre-se que o rolo é a melhor ferramenta, pois ajuda a deixar a aparência mais uniforme. Além disso, a divisão de uma cor para outra não precisa ser perfeita, pois haverá a mistura dos tons.
O tom mais escuro deve ser passado na parte inferior da parede, lembrando de deixar um pouco de espaço entre as seções. Da mesma forma, se quiser um efeito mais sutil, use cores parecidas e, de preferência, que sejam da mesma família.
Repinte a borda inferior da sua cor do meio, trabalhando sempre em pequenas seções para que a tinta não seque por completo nessa fase de mistura. Afinal, aqui ela precisa estar um pouco úmida para garantir o efeito desejado.
Segurando o pincel em um ângulo de 45˚, é hora de misturar as cores de maneira uniforme. Para isso, crie um “X" com o pincel, misturando os tons até que tudo fique misturando por completo, criando assim, a verdadeira transição de tons. Lembre-se de sempre trabalhar em pequenas seções para a tinta ficar sempre úmida.
Por fim, repita as etapas 6 e 7 para obter o melhor resultado e espere secar com 4 horas.
Então, agora que você sabe mais sobre o que é a parede ombré, a principal diferença com o efeito degradê e como usar essa técnica em sua casa, já pode colocar em prática nossas dicas.
Mas, lembre-se que, caso não tenha experiência ou tempo disponível, o ideal é contar com a ajuda de um profissional especializado. Dessa forma, você terá um efeito visual muito mais bonito, além de maior durabilidade.
Bruna Eleutério. Imobiliária na Praia Brava.
Gostou do conteúdo? Confira outros em nosso Blog e fique por dentro de todas as notícias imobiliárias.