Os adolescentes são enérgicos, cheios de personalidade e gostos peculiares. Sendo assim, na hora de montar o quarto em seu novo apartamento, é importante prestar muita atenção aos detalhes. Afinal, por mais que durante a visita com a imobiliária seu filho ou filha tenha gostado do local, é fato que a decoração pode tornar seus dias mais práticos, além de promover bem-estar.
Contudo, sabemos que nem sempre é fácil escolher os elementos decorativos e de mobiliário. Isso porque, muitas vezes pode haver conflitos de ideias, tornando o processo mais difícil e demorado. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com as melhores dicas para montar um quarto de adolescente. Vamos lá?
O primeiro passo para montar um quarto para adolescente é tirar todas as medidas do espaço. Isso vale para qualquer cômodo da casa, pois ajuda a ter noção do espaço disponível e saber o que pode ou não pode incluir no local. Em seguida, faça uma planta baixa, de preferência em escala e inclua todos os móveis e objetos importantes que deseja adquirir. Com isso, saberá qual é a melhor disposição das peças e como pode organizar tudo de maneira funcional.
Outro ponto importante é que nessa época, é comum que os adolescentes tenham muitas opiniões e façam questão de contrariar os pais em vários pontos. Isso pode tornar o processo muito exaustivo, principalmente quando os responsáveis não dão espaço para diálogo. Sendo assim, nossa principal dica é que você pergunte a opinião do adolescente sobre o que deseja ter no quarto e realmente ouça o que ele quer. Dessa forma, podem chegar em um acordo do que é melhor para o local.
Com isso, seu filho se sentirá ouvido e respeitado, tornando as escolhas mais simples e diretas.
Adolescentes podem ser muito bagunceiros e isso é de sua natureza. Sendo assim, invista em itens que ajudem a manter o ambiente o menos bagunçado possível. Algumas dicas são cestos e caixas organizadores, prateleiras e nichos, gavetas amplas e bem dispostas, etc. Além disso, organizadores de gavetas e armários multiuso também podem ajudá-los nessa tarefa. Obviamente, isso não significa que podem deixar tudo de qualquer jeito, mas sim que isso irá ajudá-los no dia a dia, evitando brigas e discussões em casa.
Outro ponto importante é que nem sempre o adolescente sabe o que realmente quer. Sendo assim, você pode ajudá-lo ao oferecer mais de uma opção. Com isso, ele tem mais repertório visual e sabe o que mais lhe agrada ou não. É comum que nessa fase os gostos ainda não estejam completamente formados e, por isso, ter mais de uma opção facilita o processo. Além disso, lembre-se de levar em conta seus gostos pessoais, como a cor preferida, algum tema, como banda ou cantor, jogador de futebol, etc.
Devemos lembrar que para o adolescente, o quarto é um verdadeiro refúgio e, conforme passam a ter mais independência, querem um quarto onde possam estudar, passar o tempo livre, ficar com os amigos, etc. Sendo assim, mais do que oferecer um espaço onde possa dormir, também é interessante levar em consideração esses outros fatores. Obviamente, tudo irá depender do espaço disponível, mas é completamente possível criar um quarto aconchegante e multifuncional.
Uma boa alternativa para o quarto é investir nos móveis planejados, independente se o ambiente for grande ou pequeno. Isso porque, eles conseguem aproveitar todos os centímetros disponíveis no local, garantindo um espaço mais otimizado e adequado. Além disso, são feitos com prateleiras, nichos e quantas gavetas forem necessárias, facilitando ainda mais a organização do dia a dia. Outro ponto importante é que são peças duráveis e de alta qualidade, fazendo com que os móveis durem muito mais tempo, mesmo conforme o adolescente cresce.
Por fim, mas não menos importante, para manter tudo bem harmônico, prefira escolher um estilo de decoração para seguir antes de sair comprando os móveis e objetos decorativos. Dessa forma, você tem uma direção e consegue escolher os elementos do quarto de forma que conversem entre si. Com isso, garante harmonia, sofisticação e ao mesmo tempo consegue agradar o adolescente. Afinal, todos nos sentimos bem em ambientes bem planejados, não é mesmo?
Então, com as dicas do post de hoje, temos certeza que decorar um quarto de adolescente será uma tarefa muito mais fácil do que você esperava. Mas, lembre-se que para isso, você deve estar aberto ao diálogo e também ouvir a opinião do jovem. Afinal, esse é o ambiente que ele vai passar a maior parte do tempo e precisa ser aconchegante, funcional e prático para atender suas necessidades e preferências.
Bruna Eleutério. Imobiliária na Praia Brava.
Gostou do conteúdo? Confira outros em nosso Blog e fique por dentro de todas as notícias imobiliárias.