Quando você decide comprar ou alugar um apartamento, são diversos detalhes que precisam ser considerados, como a documentação para a imobiliária, mudança, decoração, etc. Esse último item é, com certeza, um dos mais aguardados pelos moradores, visto que é por meio dele que é possível transmitir a personalidade de cada um dos indivíduos, além de promover conforto, aconchego e qualidade de vida no dia a dia.
Mas, engana-se quem pensa que é somente com grandes fortunas é possível decorar um imóvel, pelo contrário. Nesse sentido, os vasos são versáteis, bonitos e essenciais para deixar a decoração ainda mais charmosa e diferenciada. Contudo, é fato que não é todo mundo que sabe como incluir esse adorno no projeto de interiores. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas incríveis de como usar vasos na decoração, vamos lá?
O primeiro passo para entender como usar o vaso na decoração é entender quais são os estilos disponíveis. A boa notícia é que existe praticamente uma infinidade de opções, mas isso também pode causar confusão. Sendo assim, tenha em mente que o objeto precisa conversar com o restante do ambiente. Isso quer dizer que, se você tem uma sala com estilo moderno, não faz muito sentido adquirir vasos rústicos, mas sim modelos minimalistas, de cristal e pretos, por exemplo.
Já para um projeto clássico, o ideal é apostar em um vaso mais sofisticado, com detalhes dourados e cor neutra. Da mesma forma ambientes românticos são excelentes para receber vasos redondos e delicados. Além disso, se quiser dar mais destaque para o vaso, pode apostar em modelos com design diferenciado.
Outro ponto fundamental na hora de saber como usar vaso na decoração é considerar o material do adorno. Para isso, você deve analisar o local em que será colocado. Existem vasos de pedra, vidro, cerâmica e metal. Sendo assim, nos ambientes internos, eles são muito bem vindos, lembrando que a escolha é feita de acordo com o estilo decorativo. Por outro lado, em área externa, como jardim, varanda ou área gourmet, é necessário investir em materiais mais resistentes, como cerâmica ou cimento. Já quando falamos em ambientes úmidos, como cozinhas e banheiros, o ideal é optar por peças de materiais pouco porosos e resistentes a esse tipo de local.
As cores do vaso também impactam no resultado final da composição do ambiente. Nesse sentido, em ambientes neutros, os vasos coloridos ganham destaque, aumentando o interesse visual do espaço. Por outro lado, se o cômodo já for mais colorido, o vaso entra como suporte visual, complementando a decoração, com cores que neutralizem e combinem com as que estão no fundo.
O ideal, portanto, é visualizar como ficaria o ambiente com determinada cor de vaso. Mas, se não quiser errar, prefira modelos mais discretos e com cores neutras. Além disso, ainda pode usar o círculo cromático para descobrir a melhor combinação para seu espaço.
Vale lembrar ainda que para garantir uma decoração harmônica, o tamanho do vaso é fundamental. Sendo assim, se não pretende incluir plantas, o tamanho deve ser pensando de acordo com o cômodo, mantendo sempre a proporcionalidade. Nesse sentido, ambientes pequenos pedem vasos menores, que podem ficar sobre mesas, aparadores e estantes. Já quando falamos de espaços maiores, é possível incluir vasos mais chamativos, com ou sem plantas. Inclusive, é comum que fiquem dispostos em cantos de paredes ou corredores.
Além do tamanho do ambiente, também é importante saber qual será a funcionalidade do vaso. Se deseja colocar plantas, ele deve ter o tamanho correto para armazenar a espécie escolhida. Caso contrário, dificilmente ela conseguirá se desenvolver, prejudicando também o visual do cômodo.
Agora, se não quiser incluir nenhuma, o vaso escolhido deve ter um certo destaque, com design artístico e material diferenciado, como cristal, cerâmica ou vidro.
Por fim, para saber como usar vasos na decoração, você pode colocar sua criatividade para funcionar, desde que mantenha a harmonia e elegância. É possível utilizar modelos vazios em estantes, aparadores ou mesas de centro. Além disso, modelos maiores e mais robustos, podem ser colocados diretamente sobre o chão, normalmente nos cantos dos ambientes. Já os vasos ornamentais, de cerâmica ou vietnamitas combinam mais com áreas externas e varandas.
Então, agora que você já sabe como usar vasos na decoração de interiores, já pode colocar em prática nossas dicas. Mas, não se esqueça de harmonizá-los com o restante do imóvel, a fim de garantir harmonia e sofisticação. Sendo assim, nossa dica é montar os ambientes com os móveis e outros elementos importantes, e deixar a compra dos vasos para o final. Com isso, você garante uma compra adequada e que realmente dará o toque especial para o decór.
Bruna Eleutério. Imobiliária na Praia Brava.
Gostou do conteúdo? Confira outros em nosso Blog e fique por dentro de todas as notícias imobiliárias.