Comprar o primeiro apartamento pode trazer algumas dúvidas sobre qual a melhor época para adquirir, se deve ser comprado um imóvel pronto ou na planta, entre outros assuntos.
As dúvidas podem surgir, por isso é recomendado realizar uma boa pesquisa de mercado antes e fazer um bom planejamento antes de assinar o contrato de compra de imóvel.
Apartamentos na Praia Brava, são um alto investimento com muitas decisões. Já que estamos falando de uma escolha de longo prazo, é fundamental ficar atento às possibilidades e efeitos de cada uma delas.
Por exemplo, se você tem um valor pequeno como entrada e pretende financiar o restante, é importante focar no valor das parcelas desse financiamento. Isso porque tem que caber no seu bolso.
No entanto, o financiamento não é a única opção na hora de comprar um imóvel. É possível optar por juntar dinheiro e pagar o imóvel à vista.
Como estamos falando de grandes quantias, pode parecer impossível conseguir esse recurso financeiro, porém, sempre existe a opção de colocar o dinheiro para render, ou seja, investir na compra de imóveis.
Para isso, é importante conhecer as opções de investimento existentes no mercado e quais são as melhores para cada caso.
Onde investir
Como já mencionado, juntar valor para comprar um imóvel à vista pode ser um processo demorado, porém, isso gera muitas vantagens, sendo a principal uma maior agilidade na negociação e se livrar dos juros do empréstimo.
Aqui, é importante tomar decisões que garantam o retorno do investimento com o menor risco possível, então o primeiro passo é buscar produtos financeiros de acordo com o seu planejamento.
Certos fatores, como a taxa Selic, podem afetar diretamente a sua escolha, por isso é sempre importante estar atualizado com o mercado.
Renda fixa, CDBs, títulos públicos e fundos mútuos são opções bastante utilizadas por quem busca investir na compra de imóveis.
É importante sempre monitorar o fator de risco de cada investimento. Monitore também sua lucratividade.
Tesouro Selic
O Tesouro Selic é o título com maior liquidez e menor instabilidade do mercado e por isso, é considerado o investimento com menores riscos do mercado financeiro, pois o investidor se torna credor do governo, desta forma a chance de inadimplência é pequena.
Além disso, você não precisa ter uma grande quantia para investir dinheiro no Tesouro Selic.
Você pode investir com apenas 1% do valor do título.
É importante ressaltar que esse tipo de investimento é o único do mercado que não apresenta retorno negativo.
Certificado de Depósito Bancário (CDB)
O certificado de depósito bancário (CDB) é um título emitido pelos bancos com a finalidade de captar recursos para emprestar a terceiros.
Ao enviar esta inscrição, além de receber o dinheiro investido, você também terá direito a juros, que serão capitalizados no momento da inscrição.
O maior risco de investir em CDB é a falência da instituição financeira e a impossibilidade de devolver o valor investido.
No entanto, esse tipo de investimento é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para investimentos de até R$ 250 mil, ou seja, garantirá o valor investido até um determinado valor caso o banco não tenha dinheiro para devolver.
Fundo Simples
Quando você investe em um fundo simples, seu dinheiro é agrupado com o dinheiro de vários investidores, e quem cuida desse investimento é um corretor ou especialista bancário.
Nesses casos, é obrigatório aplicar no mínimo 95% dos recursos totais em títulos de renda fixa ou títulos públicos.
Esses investimentos são bastante conservadores e seus retornos seguem a taxa Selic.
LCI e LCA
As LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) são títulos emitidos por instituições bancárias para captação de recursos para o setor imobiliário.
As LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) direcionam seus recursos para o setor agrícola.
A remuneração desse tipo de investimento pode variar de acordo com a estratégia de cada banco.
O banco geralmente concorda em pagar juros pelo tempo que seu dinheiro permanecer investido.
O maior atrativo desses investimentos é que ambos são isentos de imposto de renda e sua rentabilidade pode ser fixada antecipadamente ou posteriormente.
Por fim, é sempre importante manter uma reserva para imprevistos. Se você congelar todo o dinheiro do seu patrimônio, pode se endividar caso imprevistos aconteçam no caminho.
Agora, não é tão difícil saber onde investir para poder comprar um imóvel, certo? Basta estudar bem o investimento que deseja fazer, criar um bom planejamento financeiro e aplicar seus recursos em títulos que possam proporcionar excelentes retornos.
Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam onde investir para comprar um imóvel.
Bruna Eleutério. Imobiliária na Praia Brava.
Gostou do conteúdo? Confira outros em nosso Blog e fique por dentro de todas as notícias imobiliárias.