Itajaí é uma cidade localizada no litoral norte catarinense que vem se destacando cada vez mais no cenário estadual e nacional. Isso porque, além de oferecer excelente qualidade de vida, segurança e ótima infraestrutura para seus moradores, o município foi o que teve maior valorização do metro quadrado no ano de 2021, garantindo bons lucros para os investidores da região. Como consequência, muitos procuram por uma imobiliária na cidade a fim de encontrar opções que atendam suas necessidades, preferências e perfil.
No entanto, sabemos que não são todas as pessoas que podem ou querem desembolsar o valor integral da propriedade, sendo que o financiamento de imóveis como por exemplo uma casa à venda é uma das alternativas mais buscadas pelos brasileiros. Mas, ainda assim, não são todas as pessoas que sabem como ele funciona e, pensando nisso, preparamos o post de hoje para explicar como financiar imóveis em Itajaí. Vamos lá?
O que é o financiamento de imóveis?
O financiamento é uma linha de crédito de longo prazo oferecida por instituições financeiras, bancos públicos ou privados voltada para a compra de imóveis. Quando o crédito é liberado, a instituição repassa o valor para o vendedor, que pode chegar até 70% do valor do imóvel. Então, a partir disso, o comprador deve começar a pagar as parcelas, que variam de acordo com o tipo de financiamento, além de poderem chegar a até 35 anos.
No entanto, ainda que pareça simples, para o crédito ser finalmente liberado é necessário atender a alguns pré-requisitos, pois caso o perfil do comprador não se encaixe nas exigências, o pedido pode ser negado. Por isso, continue acompanhando nosso post para entender como financiar imóveis em Itajaí.
Quem pode financiar um imóvel?
Antes de explicarmos como financiar imóveis em Itajaí, como por exemplo um apartamento na Praia Brava, é importante saber se você pode solicitar esse crédito ao banco. Portanto, de acordo com a Caixa Econômica Federal, a instituição que lidera o crédito imobiliário no país, pode financiar um imóvel aquele que:
-
Está com o nome limpo;
-
Não tem nenhum problema com o Fisco ou Previdência Social;
-
É maior de 18 anos ou emancipado, com no mínimo 16 anos;
-
Possui renda compatível com o financiamento;
-
É brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro com visto de residência permanente.
Como financiar imóveis em Itajaí?
Bom, o primeiro passo para quem quer financiar um imóvel com um apartamento à venda é estudar sua situação financeira atual. Ou seja, calcular se você realmente é capaz de arcar com a responsabilidade de comprometer parte de sua renda por anos para quitar o financiamento. Além disso, enquanto alguns podem ser aprovados em semanas, outros levam meses, sendo importante considerar esse tempo também.
Então, depois de avaliar sua situação financeira, você deve pesquisar as condições de financiamento em diferentes instituições. Aqui, é possível realizar simulações on-line e entender qual banco oferece a melhor forma de pagamento, assim como os menores juros e maiores prazos. Além disso, se tiver conta em algum banco, ainda pode entrar em contato para obter uma proposta mais personalizada, visto que ele pode oferecer melhores condições, de acordo com seu histórico de relacionamento.
Quando enfim escolhida a instituição, é necessário entrar em contato para dar entrada e enviar os documentos necessários para que ela possa avaliar o pedido. Se for aprovado o crédito, a instituição irá então, realizar a avaliação do imóvel para confirmar o valor. Em seguida, o contrato é elaborado para que comprador e vendedor assinem, registrem em cartório e devolvam ao banco.
Por fim, o crédito é liberado para realizar o pagamento ao vendedor e, depois de 30 dias, o comprador inicia o pagamento das parcelas.
É importante deixar claro que esse é um resumo do que acontece na maior parte dos casos. No entanto, é possível que, dependendo da situação, o processo varie, demorando mais ou menos. Justamente por isso, é importante conversar diretamente com a instituição financeira para entender como será o seu caso em específico.
Documentos necessários
Como falamos, a instituição financeira irá solicitar diversos documentos para avaliar seu histórico financeiro e entender se você realmente pode arcar com as parcelas do financiamento. Sendo assim, o ideal é que você já tenha tudo em mãos e atualizado para agilizar ainda mais o processo. Confira abaixo, então, quais são os principais:
RG;
CPF;
Comprovante de estado civil;
Comprovante de renda (que varia de acordo com o regime trabalhado, como CLT, autônomos, MEI, etc);
Extrato do FGTS.
Então, agora que você sabe como financiar imóveis como um apartamento em Itajaí, já pode separar os documentos e iniciar as simulações na internet. Lembre-se ainda que ter um bom planejamento e organização é fundamental para garantir que será capaz de pagar todas as parcelas com tranquilidade.
Além disso, converse sempre com a instituição financeira para entender com clareza todas as etapas do financiamento, pois como já falamos, nosso post resumiu o processo, sendo que alguns detalhes podem variar de banco para banco.
Gostou do post de hoje? Então não deixe de conferir outras matérias disponíveis em nosso Blog.
Bruna Eleutério. Sua imobiliária na Praia Brava.