Afinal, é permitido ter pets em apartamento? Você já desejou ter um pet em apartamento, mas não conhece as regras, ou a lei a respeito?
Vamos lá, se você quer ter um pet (cachorro, gato etc) em apartamento, saiba que você deve conhecer de seus direitos e deveres, bem como a legislação do condomínio. Caso considere a compra de um apartamento, verifique com a imobiliária a possibilidade de poder ter um pet.
Os pets são muito queridos e as crianças, principalmente, adoram um pet, pois eles, muitas vezes, fazem a alegria das crianças e adultos. Por isso, neste artigo você vai saber mais desse assunto. Vamos nessa?
Muitos querem saber se é permitido ter um pet em apartamento. Bem pessoal, no Brasil, a lei não proíbe ter pets em apartamento.
Segundo a Constituição Federal, nossa Lei Maior, em seu artigo 5º, XXII e artigo 170, II) ela traz a previsão do direito da pessoa em manter animais (pets) em casa ou apartamento.
Mas isso desde que o dono do pet tome providências para que ele não perturbe ou coloque em risco a vida dos demais moradores do prédio ou condomínio.
Segundo decisões do STJ, as convenções de condomínio podem fazer restrições da permissão do pet em apartamento quando o bichinho colocar em risco a segurança, saúde ou a higiene dos condôminos.
Como você viu, se a lei não impede de ter pets em apartamentos, os regimentos internos não podem impedir esse direito.
O que pode ocorrer é que existam normas que restrinjam a presença desses animais em certos ambientes, tais como:
Ou seja, de modo geral, o regimento interno do condomínio impede a circulação desses bichinhos em certos ambientes. Em outro sentido, o condomínio pode exigir o uso de focinheiras para animais de grande porte.
Por outro lado, claro que cada condomínio tem um regimento interno diferente, embora, em alguns casos, os moradores aprovam o passeio com os pets em algumas áreas do prédio, desde que o animal não ofereça risco.
E se você tem um bichinho, conheça uma dieta saudável e exclusiva para seu pet
Como visto, é permitido ter pets em apartamento, embora você deve tomar alguns cuidados, no sentido de ter e manter uma boa relação com os vizinhos.
Ou seja, seu pet não pode atrapalhar a boa convivência entre os moradores do condomínio, certo? Até porque isso não é legal.
Como tutor do seu pet você deve tomar alguns cuidados, tais como:
Aproveite para conhecer essa opção de alimentacão saudável para pets, com certeza, você vai adorar!
Continuando nosso assunto sobre é permitido ter pets em apartamento, saiba que os cães e gatos são dóceis e bons de se conviver, e até de tratar e cuidar.
Já quanto aos animais exóticos, tais como uma calopsita, coelho, tartaruga, papagaio, etc, eles não são muito comuns, mas ainda existem pessoas que têm esses bichinhos.
Mas nossa recomendação é que você conheça o regimento interno do prédio onde você mora para evitar problemas.
Além disso, há a lei que protege os animais, e há movimentos de defesas que cuidam/lutam mesmo pelo bem-estar desses animais.
Por exemplo, um papagaio é uma graça, mas manter ele em uma gaiola não é nada bom. Então, se o condomínio possibilita ter esses animais em apartamento, procure ter aqueles que possam ficar mais livres.
Vale a pena discutir sobre isso com o síndico para evitar problemas com ele e com os vizinhos, além do pessoal que luta pela proteção dos animais.
Como você pode ter um pet em apartamento, saiba que algumas dicas são essenciais para a saúde dele e o bem-estar dos moradores. Veja:
Por fim, neste post de hoje você viu se é permitido ter pets em apartamento.
Agora, você viu que pode ter seu animalzinho no apartamento, embora é necessário ter que adotar alguns cuidados, certo?
E deixe abaixo seu comentário ou sua dúvida? Que tal compartilhar esse post com um amigo?
Bruna Eleutério. Imobiliária na Praia Brava.
Gostou do conteúdo? Confira outros em nosso Blog e fique por dentro de todas as notícias imobiliárias.