Sábado, dia 04 de dezembro de 2021, foi inaugurada a nova Praia Central de Balneário Camboriú, que passou por uma megaobra de alargamento da faixa de areia, aumentando de 25 para 70 metros de largura ao longo dos quase 6 km de orla. Dessa forma, além de garantir maior conforto para turistas e moradores, o alargamento promoveu outros benefícios para a cidade, sua economia e segurança de todos os frequentadores da praia mais badalada da chamada Dubai Brasileira. Afinal, por ser um dos principais destinos turísticos do Brasil, Balneário Camboriú investe constantemente em melhorias para os munícipes e visitantes, atraindo não apenas novos moradores, como também investidores para a região.
Portanto, se você quer saber mais sobre o alargamento da faixa de areia da praia central, seus impactos, benefícios e processo, continue acompanhando o post de hoje até o fim.
A Praia Central de Balneário Camboriú é a que possui melhor infraestrutura da cidade, com excelentes opções de restaurantes, quiosques, bares, comércios e lojas espalhados ao longo da Avenida Atlântica. Recebendo mais de 1 milhão de visitantes todos os anos, a cidade entendeu que, a cada ano, o espaço disponível na areia ficava cada vez mais disputado, visto que os números de visitantes sempre aumentavam. Mas, além disso, outro fator que impactou significativamente a iniciativa do projeto foram as ressacas, que causam ao longo do tempo, um avanço do mar em direção ao calçadão. Como consequência, a tendência era que com o passar dos anos, o lugar de banhistas e pedestres fosse tomado pela água, diminuindo ainda mais um espaço que já era reduzido. Dessa forma, a experiência do turista seria afetada, impactando outras áreas, como economia e qualidade de vida.
Justamente por esse conjunto de fatores, o projeto, que já era discutido desde a década de 70, mas não foi para frente devido à falta de tecnologia, começou a ganhar força. Ele foi elaborado em 2017, avançando e recebendo o aval de importantes órgãos de proteção ambiental, que foram responsáveis por realizar relatórios e verificar a real possibilidade e o impacto para a natureza.
Contudo, é importante deixar claro que o projeto não foi elaborado apenas para sanar as necessidades atuais, mas sim pensando em como atender também as demandas futuras da cidade. Afinal, de acordo com projeções, em um século, o nível do mar pode subir até 50 centímetros.
O valor total do projeto foi fechado em R$ 66,8 milhões, sendo que os trabalhos foram feitos por meio de um consórcio de duas empresas, a DTA Engenharia, brasileira, e a belga Jan De Nul. Esse grande investimento mostra que a cidade quer oferecer o melhor para seus moradores e ainda ser mais atrativa para os turistas. Inclusive, um dos grandes objetivos é que Balneário Camboriú se torne a Capital Oficial do Turismo nos próximos anos, algo totalmente alcançável com o aumento de visitantes na cidade.
Por fim, com a obra de alargamento finalizada, um novo projeto está sendo colocado em prática: a revitalização da Praia Central, trazendo uma estrutura moderna e atrativa.
É importante deixar claro que, para colocar o projeto em prática, foram realizados diversos estudos com profissionais das mais variadas áreas e assim garantir a viabilidade da obra. Dessa forma, foi possível iniciar o projeto sem afetar a vida marinha e outros ecossistemas, assim como a execução correta da obra em relação às cargas necessárias para o aterro e extensão da faixa de areia.
Para que os quase 6 km de extensão fossem recuperados, o volume total de areia utilizado foi de aproximadamente 2,16 milhões de metros cúbicos. Contudo, não poderia ser qualquer tipo de areia, sendo necessário encontrar uma que fosse da mesma granulometria que a anterior. Essa areia foi encontrada em uma jazida a cerca de 15 km da costa.
Então, uma draga, chamada de Galileo Galilei foi utilizada para transportar os mais de dois milhões de metros cúbicos de areia, garantindo que o projeto fosse realizado com sucesso, mas sem comprometer o resultado final. Portanto, depois que a areia foi retirada da jazida e transportada pela draga, ela foi despejada próxima a faixa de areia para aumentar sua largura.
Iniciada em março de 2021, a obra foi concluída em outubro do mesmo ano, sendo inaugurada no dia 04 de dezembro. Isso porque, além de dar início oficial à temporada de verão, no mês de novembro foram realizadas as etapas finais da obra, como retirada dos tubos e acabamento realizado por máquinas e operários em diferentes pontos da orla.
Além de garantir maior bem-estar da população, turistas e proteger a orla contra as ressacas do mar, o alargamento da faixa de areia também impacta diretamente o bolso de investidores da região, especialmente quando falamos de imóveis.
Nos Estados Unidos, a empresa de consultoria Appraisal Institutte, realizou diversos estudos em praias alargadas da região, como a Garden City e Surfside Beach, na Carolina do Sul. Cada uma delas teve 10% a mais de faixa de areia com as obras de ampliação. Depois disso, a valorização no preço dos imóveis aumentou em 2,6%. Sendo assim, quando trazemos esse estudo para a realidade de Balneário Camboriú, que teve sua faixa de areia triplicada, a obra irá provocar uma valorização imobiliária de cerca de 20%, ocupando então o primeiro lugar do metro quadrado mais caro do Brasil. Hoje em dia, a cidade está em terceiro lugar.
Ainda que os imóveis mais próximos da Praia Central sejam os mais valorizados, isso não significa que apartamentos e casas de outras regiões também não se beneficiem. Isso porque, o alargamento da faixa é uma obra de melhoria que está atraindo muitos turistas. Inclusive, a projeção é que o verão 2021/2022 seja o melhor dos últimos tempos. Além disso, esse investimento impacta também a qualidade de vida dos moradores da região, visto que além de maior espaço, também vão poder aproveitar a revitalização da Praia Central. Dessa forma, Balneário Camboriú se torna ainda mais valorizada, tanto para morar quanto para os turistas, impactando assim o preço dos imóveis, seja para aluguel de temporada, venda ou locação anual.
Dia 04 de dezembro de 2021 foi realizado o evento de inauguração da nova Praia Central de Balneário Camboriú, dando início oficial à temporada de verão nas novas areias do cartão-postal da cidade. O evento aconteceu em uma estrutura montada próxima a Praça Almirante Tamandaré, sendo que a abertura oficial ocorreu às 19h, em ato solene com agradecimento e homenagem a diversas figuras importantes para a cidade, assim como uma apresentação da obra de recuperação.
Boa parte da população participou do evento. Durante todo o dia, a praia recebeu diversas apresentações artísticas, um espaço voltado para competições esportivas e uma área infantil com brinquedos infláveis gigantes. Além disso, o público pôde circular pelos ambientes sobre um piso de madeira, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Outra atração interessante foi a presença de tendas educativas em que profissionais explicavam sobre a separação do lixo, importância do cuidado com os oceanos, a recuperação da faixa de areia, etc. O Torneio de Foot Table trouxe, inclusive, personalidades do esporte e influenciadores para o local, e o BC Open de Beach Tennis, garantiu a diversão com 15 quadras que ficaram montadas até domingo, dia 5.
A cerimonia foi encerrada com fogos de artifício e logo depois a banda de rock Camerata de Florianópolis entrou em cena para animar o público.
A Inauguração da Praia Central deu início oficial à temporada de verão na cidade, que promete ser a melhor dos últimos anos. Inclusive, de acordo com a Prefeitura, para essa temporada a expectativa é superar 4 milhões de visitantes, marco que foi conquistado em 2018. Além disso, a previsão é que essa seja a maior, melhor e mais organizada temporada de verão, pelo menos, dos últimos 10 anos. Isso porque, com a retomada do turismo após a onda da pandemia do COVID-19, os visitantes chegam de lugares próximos, compensando assim a demanda reprimida desse período.
Além disso, quem visitar a cidade, irá encontrar novos atrativos e equipamentos turísticos, o que mostra a preocupação de BC em melhorar constantemente e assim oferecer o melhor para turistas e moradores.
No ano de 2020, foram proibidos fogos de artifício e tendas nas praias de Balneário Camboriú no Réveillon. Contudo, para esse ano de 2021, devido ao avanço da imunização da população, a Prefeitura irá manter a programação de Ano Novo, esperando receber, somente nessa data, quase 3 milhões de pessoas. O cálculo foi baseado no último Réveillon antes da pandemia, que recebeu mais de 1 milhão de pessoas. Contudo, com a faixa de areia triplicada, a capacidade de pessoas também aumenta. Com 8 balsas e um show incrível de fogos de artifícios, a cidade ainda terá o maior relógio de contagem regressiva para o Ano Novo, que será na roda gigante FG Big Wheel.
Então, como você viu, Balneário Camboriú é uma cidade que vem investindo cada vez mais para oferecer o melhor para seus moradores e visitantes. Em 2020, foi inaugurada a FG Big Wheel, em 2021 a nova Praia Central e para os próximos anos novos projetos já estão sendo planejados, como a revitalização da orla da Praia Central, um novo parque, entre outros. Sendo assim, não é à toa que a cidade possui um dos metros quadrados mais valorizados do Brasil, oferecendo excelentes retornos para seus investidores. Além disso, com tantos investimentos, isso reflete diretamente a qualidade de vida dos moradores, sendo considerada uma das melhores cidades do Brasil para morar.
Portanto, Balneário Camboriú é uma cidade completa, ideal tanto para quem quer investir quanto para quem quer uma vida melhor, garantido bem-estar, opções de lazer e constantes melhorias.
Bruna Eleutério. Imobiliária na Praia Brava.
Gostou do conteúdo? Confira outros em nosso Blog e fique por dentro de todas as notícias imobiliárias.